Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O melhor dos anos 80 by Ander Santana - Parte II




Olá pessoal,

Dando continuidade aos post´s referente os anos 80, venho aqui nessa parte II, falar sobre mais 3 bandas que fizeram muito sucesso nessa década com o movimento pós-punk. Um estilo musical que surgiu na Inglaterra, mantendo suas raízes no Punk Rock, mas de um jeito mais introvertido, complexo e experimental. O Pós-Punk lançou as bases para o rock alternativo, ampliando a estética sonora do punk rock, incorporando o uso de sintetizadores, música Dub jamaicana (especificamente técnicas de baixo), Funk americano e experimentações de estúdio.

O pós-punk é com freqüência e equivocadamente referido como sinônimo para música gótica ou como sinônimo de indie rock.


A primeira banda é a Echo & the Bunnymen que foi formada em Liverpool, em 1978. Com uma grande influência nos Beatles e The Doors. 

Em 1980, gravaram o primeiro álbum de originais, Crocodiles que, juntamente aos dois trabalhos seguintes, Heaven UP Here (1981) e Porcupine (1983), trouxeram reconhecimento à banda. Porcupine chegou ao segundo lugar entre as mais tocadas do Reino Unido naquele ano.

Em (1984), o álbum Ocean Rain, com o single The Killing Moon, entrou, mais uma vez, para o Top Ten das paradas de sucesso, atingindo a quarta posição, no Reino Unido, e entrando para o Top 100, nos EUA.

Três anos depois, os Echo & The Bunnymen lançaram novo álbum que atingiu a posição #51 nos EUA, o melhor lugar até à data, e o quarto lugar no seu país natal. Alguns dos primeiros shows do novo álbum ocorreram no Brasil, em abril de 1987. As apresentações são lembradas até hoje como uma das melhores que passaram pelo país naquele período, e imagens da banda nas ruas do Rio de Janeiro e de shows na extinta casa carioca Canecão são utilizadas no videoclipe da faixa "The Game", que abre o disco. Outro single extraído foi "Lips Like Sugar".

Com a saída de 
McCulloch dos vocais para seguir em carreira solo e com a morte do Baterista Pete de Freitas em um acidente de moto em Londres, aos 27 anos. Noel Burke substitui McCulloch nos vocais, e lançam Reverberation. Mas logo depois a banda se desfez. Mais tarde, em 1997, McCulloch, Will Sergeant e Pattinson se juntaram e reuniram novamente os Echo & the Bunnymen.

Bora curtir um pouco o som desses caras.




A outra banda da época que gosto muito e que não tem como não estar nesse post, é a banda The Mission. Formada em 1986 na Inglaterra - Reino Unido por Wayne Hussey e Craig Adams logo após terem deixado o The Sisters Of Mercury por divergências musicais com o então líder da banda Andrew Eldritch.

O The Mission entre 1986 e 1996 lançaram 8 álbuns e nesse período várias músicas entraram nas paradas de sucesso do mundo inteiro. Em 1997, cansados com os 10 anos intensos e de muito sucesso, decidiram acabar com a banda. Mas em 1999 eles decidiram voltar, totalmente revigorados e para a felicidade de todos os fãs. Em 2001 lançaram o ótimo álbum Aura, que teve uma maravilhosa repercussão entre os fãs e critica. 

A banda está em atividade até hoje, atualmente com uma formação um pouco diferente, mas ainda fazendo um ótimo som.

Abaixo uma das minhas preferidas da Banda, "Butterfly on a wheel". 




Para finalizar esse post, tenho que falar de uma das principais bandas desse movimento que foi a Joy Division. Formada no ano de 1976, em Manchester na Inglaterra, a banda infelizmente acabou em 18 de Maio de 1980 após o suicídio do vocalista Ian Curtis. A banda também tinha como integrantes Bernard Summer (guitarrista e tecladista, à época chamado Bernard Albrecht), Peter Hook (baixista e vocalista) e Stephen Morris (percussionista e baterista). Após o termino da banda, os três integrantes remanescentes formaram o New Order, outra maravilhosa banda dos anos 80 no qual alcançaram um maior sucesso crítico e comercial. Falarei mais sobre o New Order no próximo post.

A característica mais marcante do Joy Division foi a sua sonoridade melancólica acompanhada de melodias com temas depressivos e cotidianos. Os artistas que mais influenciaram o grupo foram The Doors, David Bowie, Sex Pistols e Iggy Pop. Vale destacar também que o grupo tinha um pouco de influência de Kraftwerk, banda que se tornou uma influência enorme para o New Order.


Agora vamos curtir o maior sucesso do Joy Division.




Espero que tenham curtido mais esse post e nos vemos no próximo.


Fonte de pesquisa: Site Wikipedia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário