Total de visualizações de página

domingo, 13 de abril de 2014

AOR (Adult Oriented Radio) - Último Álbum de Ed Motta


Antes de começar a falar especificadamente do Álbum AOR de Ed Motta, quero falar um pouco sobre esse estilo musical AOR (Adult Oriented Rock) ou (Adult Oriented Radio) no qual inspirou o Ed Motta nesse seu último trabalho. Um estilo que nasceu no início dos anos 70 e entrou no seu auge no final dos anos 80 e meados dos anos 90. Para os roqueiros com gosto musical mais apurado, ou melhor dizendo, com uma cabeça mais aberta, podemos afirmar que é uma espécie de Hard Rock Melódico. Onde magníficos solos de Guitarra e Teclado são as principais características desse estilo.
Me lembro bem de algumas bandas ou artistas que defendiam maravilhosamente bem esse estilo, como: Bryan Adams, Chicago, Toto, Europe, Foreigner, Boston, Survivor, Journey, entre tantos outros nomes. Uma banda no qual também enquadro nesse estilo é a Level 42, embora eu não me lembro de ter visto a menção dessa Banda em nenhum artigo na Internet falando sobre esse assunto, essa banda é puro AOR.
Abaixo selecionei 4 videos que tirei do Youtube, onde todos irão enter exatamente sobre esse estilo. E aos que tem mais de 30 anos, boa sessão nostalgia.

O 1° vídeo é da Banda Level 42 - Something About You. Onde pesquisando fiquei muito feliz em saber que essa banda dos anos 80 ainda está na ativa. Achei vários videos da época dessa música, mas com pouca qualidade visual e de áudio, então resolvi compartilhar esse vídeo que é de um show ao vivo do ano de 2010. 




O 2° vídeo é da clássica I want to know what love is da banda Foreigner. Muito bom!!! Que viagem musical, puro saudosismo. 




O 3° vídeo é a famosa e clássica trilha sonora do filme Rocky, Survivor - Eye of the tiger. Quem não se lembra do Rocky (Sylvester Stallone) treinando para a grande luta com o  Apollo Doutrinador?



E para finalizar, o 4° vídeo que selecionei foi a maravilhosa África da banda Toto. Com essas maravilhosas lembranças, vocês já conseguem entender o que influenciou o Ed Motta em seu novo trabalho.




Começando a falar especificadamente do último trabalho AOR do Ed Motta, no qual só a pouco tempo tive a oportunidade de conhecer. Posso dizer que achei no minimo "Maravilhoso". Um CD que dá pra curtir, e muito, do inicio ao fim. Coisa que já fazia algum tempo que eu não conseguia fazer com os trabalhos do Ed. A qualidade sonora que ele conseguiu trazer para esse álbum me lembrou muito o seu "Manual Prático para festas, Bailes e Afins" que pra mim até esse AOR era o melhor álbum do Ed Motta. 
Conseguimos identificar maravilhosos solos de Guitarra, Teclado e Metais. Em um som Pop Sofisticado, com menos influencia no Jazz, mas com uma pitada Soul super característica. Uma obra com muita musicalidade e genialidade de um singular artista. Abaixo a faixa "Flores da vida Real" no qual abre o álbum. 

 


Abraços!

Ander Santana




Nenhum comentário:

Postar um comentário