Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Um jeito sábio de ser



Ter uma atitude sem pressa significa colocar mais atenção no que se faz, dedicando tempo para os valores que a rapidez do mundo moderno está relegando a um plano secundário: a família, os amigo, o lazer, a cultura, o tempo livre para simplesmente viver.

É uma volta à valorização da casa, do bairro, da cidade, dos ambientes conhecidos, em oposição ao mundo globalizado - distante, anônimo, abstrato e frio.

O acesso aos valores essenciais à felicidade – como a convivência, a fé, a esperança, a serenidade, os prazeres do cotidiano – torna-se mais fácil através de uma atitude sem pressa. O resultado é um indivíduo menos estressado e neurótico, mais leve, mais feliz, e por isso mesmo, mais produtivo.

A sabedoria popular diz: “devagar se vai ao longe” ou “o apressado come cru”. Quer um bom resultado, com segurança e ainda por cima rápido? Então, faça devagar, não se afobe, pense antes de agir, faça uma coisa de cada vez. Mas lembre-se: velocidade é diferente de pressa.

Ser veloz é adequar-se às condições. O veloz chega antes, o apressado às vezes fica pelo caminho. Portanto, calma!

A velocidade é precisa, a pressa é bastante imprudente... É claro que precisamos trabalhar, viajar, fazer coisas, e rápido, mas sem pressa...

O imperador romano Octavius Augustus, que viveu no início da era cristã, ao observar as trapalhadas de seus oficiais que, por medo ou vontade de agradar, saíam correndo para atender suas ordens, incorporou o hábito de recomendar sempre: “Festina lente”.

Sábio conselho o dele. A frase significa: apressa-te devagar. Em outras palavras: para fazer rápido, faça com cuidado.

(Texto de Eugenio Mussak, livro “Uma coisa de cada vez – atitudes para viver melhor” )

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Almas Perfumadas



Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta,
de sol quando acorda, de flor quando ri.
Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede
que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda.
Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça,
lambuzando o queixo de sorvete, melando os dedos com algodão doce
da cor mais doce que tem pra escolher.

O tempo é outro. E a vida fica com a cara que ela tem de verdade,
mas que a gente desaprende de ver.
Tem gente que tem cheiro de colo de Deus,
de banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.
Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis.
Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo,
sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso.
Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal,
do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.

Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu
e daquelas que conseguimos acender na Terra.
Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza.
Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria,
recebendo um buquê de carinhos, abraçando um filhote de urso panda,
tocando com os olhos os olhos da paz.
Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave
que sua presença sopra no nosso coração.

Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa,
do brinquedo que a gente não largava,
do acalanto que o silêncio canta, de passeio no jardim.
Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade
é um perfume que vem de dentro 
e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo.
Corre em outras veias. Pulsa em outro lugar.

Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos
Deus está conosco, juntinho, ao nosso lado.
E a gente ri grande que nem menino arteiro.
Tem gente como você, que nem percebe como tem a alma perfumada
e que esse perfume é dom de Deus.

(Carlos Drummond de Andrade)

domingo, 27 de outubro de 2013

Festival SESI de Música 2013 - Edição São Paulo

Salve, Salve Galera!

Hoje acordei pensando... pensando... pensando ... no que escrever no meu blog, após uma semana tão especial, tão inesquecível. Não quero parecer "clichê", mas não tenho como não chamar esses momentos que passei de "surreal". Também não quero aqui tentar descrever tudo o que aconteceu nesses últimos dias. Quero apenas arranjar uma forma de expressar os meus sentimentos e minhas percepções.

Viver uma semana inteira respirando e transpirando música, é algo que sempre sonhei pra minha vida, mas que nunca tinha vivido. E hoje tenho a absoluta certeza que isso é o que quero pra mim.

Logo no primeiro dia, indo para o Festival, conheci algumas figuras maravilhosas (Jota Carlos, Felipe Habu e Carlos Morais). Três figuras talentosíssimas... cada um no seu estilo... no qual me encantei logo de cara.

Aos poucos fui conhecendo os outros participantes, todos cheios de música na veia e com talento de sobra.

São eles: Anderson Rol e Keny, que juntos com Felipe Habu e Jota Carlos tocaram muito Rock and Roll pra nós. Rui JunqueiraReinaldo ZambãoWilson Alves com suas composições bem originais e regionais fizeram a nossa alegria. Gui Cavalcante e Fernando CostaAndréia FlauzinoElaine CristinaDanilo SuizuDennis, que junto com Carlos Morais nos emocionaram com suas belas vozes e interpretações. Aroldo Moreira, meu parceiro de quarto e nosso poeta. Salvador Campos, um cara fera, no qual conhece o "Lado Z" da Música Popular Brasileira. Joel Fernando, nosso ser pensante... porque não dizer o nosso Marcelo Jeneci do Festival... muito fera... um talento enorme. Michel Lucas, um cara sensacional, com muito Sertanejo na veia. Leandro Santos, que de Janeiro a Janeiro conquistou todo mundo. E por último o nosso Roberto Carlos Preto.... um cara que deu uma lição de vida para todos nós. Tenho a certeza que conquistei vários e novos grandes amigos.

Também tem a Banda SESI, onde só toca fera. com a regência do grande Maestro José Simonian.

São eles: Daniel Simonian (Guitarra/Violão) uma fera e cheio de estilo. Robson Nogueira (Teclado e Percussão) toca com a Paula Lima, o cara é gente boníssima e toca muito. Nei Rocha (contrabaixo) uma FIGURAÇA... fazia a alegria da galera.. aprendi muito com esse cara. Plinio Romero (Bateria) uma simpatia em pessoa... além de tocar pra CARALHO. Roberto Bendas (Saxofone/Flauta) outra simpatia... gente boa... além de tocar muito. E para completar o time tem também o Washington Ciocci (Trompete/Flugelhorn).

Não posso deixar de falar das meninas que nos deram todo o apoio e no trataram com muito carinho. Kelly Faé, Camila, Bel, Carmem, Paula e Inês... Lindas amei ter conhecido vocês. Não vou lembrar o nome de todos, mas a equipe toda do SESI está de parabéns... Foi um prazer enorme conhece-los.

Foi maravilhoso também ter conhecido e passado alguns momentos com Tetê Espindola e Marcelo Jeneci nas Oficinas musicais. E ter dividido o palco com Chico César e Dani Black. Simplesmente inesquecível.

Bora... que ano que vem tem mais... Vou tentar de novo.... E espero poder viver tudo isso novamente. Grande Beijo a todos!

Abaixo o vídeo da minha apresentação.

Ander Santana






sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Boas Novas - Saiu a Agenda das Apresentações do Festival de Música do SESI 2013.

Salve, Salve Galera!

Hoje recebi a Agenda referente as apresentações das Semi-Finais do Festival de Música do SESI 2013, que acontecerão nos dias 24 e 25 desse mês no teatro do SESI - Campinas Amoreiras - SP. Abrirei as apresentações do dia 25 (Sexta-Feira) as 19:30hs.



Conto com a presença de todos os amigos, para cantarmos juntos e com essa vibração chegar as Finais que acontecerão no Sábado dia 26.

No dia 25 também vai rolar um Show com o Marcelo Jeneci. Vai ser bem legal. Para quem não conhece o Marcelo, o cara nos últimos anos é considerado uma das maiores revelações da nossa música popular. Já ganhou 2 Prêmios Multishow como "Música do Ano" em 2009 e 2011 e em 2010 com o seu disco "Feito pra Acabar", foi considerado segundo a revista Rolling Stone como o melhor disco daquele ano. É diversão e emoção na certa.

Bora decorar a música para cantarmos juntos!
Basta acessar o link abaixo.



1 Grande Beijo!

Ander Santana

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Romance - Flávio Venturini

Olá pessoal,

Hoje pela manhã, no caminho ao trabalho ouvi a música “Romance”.  Que é uma, das centenas de belas canções feitas por esse gênio chamado Flávio Venturini, dessa vez em parceria com Juca Filho.  E não sei o porquê, mas essa música hoje me trouxe um sentimento belo da vida no campo. Uma saudade de algo que nunca vivi. Raro isso, pois sou um cara totalmente urbano e tive poucas experiências de convívio com o campo.  O meu contato mais próximo com a Natureza sempre foi com o Mar, algo que inclusive amo contemplar.

Mas algumas frases dessa linda poesia me chamaram a atenção, como:

 “Flores simples enfeitando a mesa do café. Lindas e pequenas, arco-íris num buquê”.

 Poxa, não me lembro de em nenhum momento da minha vida, ter me preocupado em enfeitar a mesa do café, para apreciar um momento desses com um amor ou simplesmente em família. Sempre estamos numa correria desenfreada. Inclusive aos finais de semana, já acordamos pensando em não perder tempo para cumprir com todas as atividades programadas e assim aproveitar todos os raros tempos disponíveis para fazermos o que gostamos. Mas só agora percebi como sinto falta de um momento como esse.  
Como tenho uma imaginação bem fértil, já me imaginei numa manhã ensolarada, com o céu bem azulzinho, aquele cheiro de mato ao amanhecer, os cantos dos passarinhos, uma mesa bem bonita e enfeitada com flores.  Com bolos, pães de queijo, pães caseiros bem quentinhos, frutas, café e sucos. Com todos os que amo em volta, contemplando esse momento.

O mais engraçado é que depois de ter viajado nessa minha imaginação, me senti mais vivo e feliz.

Outra parte linda que acho é:

“Como num romance um Deus risonho aqui passou. Derramando cachoeiras pela serra em flor”.

Isso é pura contemplação a Natureza. Pura fé que um Deus maravilhoso nos presenteia todos os dias com suas belas obras. Mas infelizmente não nos damos tempo para curtir, aproveitar e se deliciar com todos esses simples, mas belos presentes.

E para finalizar, até porque é assim que a música termina.

 “Um sonho novo todo dia, lindo de viver. Eu e Você”.

Simplesmente belo, uma frase cheio de esperança e vida.

Abaixo está a letra e a música. Espero que todos possam curtir, apreciar, sentir e se emocionar com um sonho novo todo dia, um sonho lindo de viver.

Um enorme beijo a todos!

Ander Santana

Romance
Flores simples enfeitando a mesa do café.
Lindas e pequenas, arco-íris num buquê.
Mistério azul de luz e Vênus brilha temporã.
Mistura em nós um só destino, estrela da manhã.
Como num romance um Deus risonho aqui passou.
Derramando cachoeiras pela serra em flor.
Viver no coração da lenda é fácil meu amor
Um sonho novo todo dia, que ninguém sonhou.
Canção de amor
Cintilando na janela aberta pro luar.
Luzes da cidade refletidas num olhar.
Constelações entre as antenas brincam de brilhar.
Estrelas novas no horizonte vêm nos visitar.
Como num romance um Deus risonho aqui passou.
Numa nave cor da noite que ninguém notou.
No coração da fantasia é fácil entender.
Um sonho novo todo dia lindo de viver, oh... oh...

Eu e você