Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O melhor dos anos 80 by Ander Santana - Parte III



Olá pessoal,

Dando continuidade aos post´s referente os anos 80, venho aqui nessa parte III, falar sobre mais 3 bandas que fizeram muito sucesso nessa época.

E a primeira banda é uma banda inglesa de rock e música eletrônica chamada New Order, formada no ano de 1980 por Bernard Summer (vocais, guitarra e sintetizadores), Peter Hook (baixo e sintetizadores) e Stephen Morris (bateria, bateria eletrônica e sintetizadores) - os membros remanescentes da banda Joy Division, após o suicídio do vocalista Ian Curtis conforme vocês leram no último post.

Embora as primeiras gravações do New Order soam muito parecidas com o Joy Division, em 1981, com o single "Everything's Gone Green", a banda desenvolveu sua sonoridade característica e é uma das bandas pioneiras da dance music eletrônica e foi a primeira banda a unir esse estilo musical com o rock, assim criando um novo estilo musical, que é conhecido como Dance Rock.

A banda já vendeu mais de 20 milhões de álbuns pelo mundo. E seu maior hit é Blue Monday, tendo vendido mais de 3 milhões de cópias. O New Order é um dos nomes mais influentes e revolucionários de todos os tempos no rock e na música eletrônica. Inúmeros artistas admitem terem muita influência de New Order, como por exemplo: Pet Shop Boys, Chemical Brothers, Smashing Pumpkins.

O New Order deu uma parada em suas atividades entre 1993 e 1998, período no qual os membros participaram de vários projetos paralelos. A banda se reuniu em 1998, e em 2001 lançou "Get Ready", seu primeiro álbum em oito anos. Em 2007, Peter Hook deixou a banda devido a desentendimentos com Bernard e Stephen, assim o New Order novamente entrou em hiato. Em 2011 a banda retornou a ativa, com Tom Chapman substituindo Hook no baixo.


Bora curtir Blue Monday, o maior sucesso da banda.



New Order - Blue Monday

Como comecei esse post falando do New Order e sobre esse estilo musical chamado Dance Rock, não tem como não citar a banda, que ao meu ver é a maior representante desse seguimento. A maravilhosa banda britânica Depeche Mode.

O Depeche Mode também nasceu em 1980. A banda era inicialmente formada por David Gahan (vocalista), Martin L. Gore (tecladista, guitarrista, vocalista e compositor a partir de 1981), Andrew Fletcher (tecladista) e Vince Clarke (tecladista e compositor de 1980 a 1981). Vince Clarke deixou a banda após o lançamento do álbum de estréia em 1981, tendo formado os duos Yazoo e Erasure (grandes sucessos na época também). Então foi substituído por Alan Wilder, membro de 1982 a 1995. Após a saída de Wilder, o Depeche Mode continuou a carreira como um trio.

O nome da banda foi tirado da capa de uma revista francesa de moda. Depeche vem do francês dépêche, que significa "despachar" (do francês antigo despesche/despeche) mas também pode significar "reportagem", "noticiário"; já Mode significa "moda". De acordo com Gore, o significado seria algo como "moda apressada" ou "despache de moda". No entanto, faz mais sentido em francês que a expressão contida na revista significasse algo entre "notícias de moda", "atualizações da moda" ou "última moda", dependendo do contexto.

Em 2009, era estimado que a banda já havia vendido mais de 110 milhões de cópias em todo o mundo. A banda teve 44 canções nas paradas britânicas e já esteve mais vezes que qualquer outro artista entre os 40 mais ouvidos no Reino Unido a alcançar o primeiro lugar.

Agora vamos curtir  Enjoy The Silence a minha preferida entre tantos sucessos. 


Depeche Mode -  Enjoy The Silence

E para terminar esse post, vou falar não sobre uma banda, mas sim sobre um duo britânico formado pela loira Annie Lennox e Dave Stewart no início dos anos 80, chamado Eurythmics.

O casal trabalhou junto pela primeira vez no grupo The Tourists em 1978, quando também começaram a namorar. Dois anos depois, eles saíram do grupo e terminaram o romance, mas não a parceria profissional. Então nasceu os Eurythmics, com um visual andrógino e um som digamos Eletro Pop Rock.

Em 1983, esse "estranho" duo entrou para a história com a cativante música Sweet Dreams (Are Made of This). O duo esteve parado entre 1991 e 1998, lançando seu último álbum Ultimate Collection em 2005.


Eurythmics - Sweet Dreams (Are Made of This)


Espero que gostem desse post e até o próximo.

Abraços!

Ander Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário